segunda-feira, 27 de maio de 2013

26/05/2013 - 22 Ciclistas e
Um Mecânico !!!


Para o derradeiro treino antes da viagem a Fátima, a tropa compareceu em peso...
A prever esta enchente, resolvi convidar o mecânico Bruno Aguiar, não fossem as bikes resolver pregar-nos alguma partida.
Como todos sabem, sempre que alguma avaria aparece, e a malta vai à oficina, na presença do mecânico as avarias desaparecem e “nós”, fazemos figuras de parvos... logo, era de prever que com o homem no pelotão nem sequer um furo iria acontecer !!!
Saímos de Caneças em direcção a Dona Maria, Almornos e depois Sabugo... local aonde percorremos alguns trilhos novos para a maioria da malta.
Com zonas bastante técnicas, algumas vezes a passagem das mesmas tornava-se difícil mas não impossível, pois o mecânico além de perceber de bikes, também as sabe montar ??? ao ponto de ser o único a fazer algumas passagens !!!
Com um grupo tão numeroso, era de prever que não fizéssemos muitos kms, mas contra todas as expectativas, acabámos por fazer 50 kms de Btt em 4h certinhas, cumprindo assim o que estava programado para este dia.
Durante o passeio, tive o prazer de experimentar a 29 do Bruno... pareceu-me bem, e até bastante confortável, apesar do pau, que o mesmo usa como banco !!!
Depois da tareia deste fim de semana, resta-nos a nós Casal Maravilha, levar o resto da semana nas calmas, com alguns treinos simples e de pura manutenção, pois este ano a viagem promete...  
Já agora... avarias... nem vê-las !!! o homem, mete mesmo medo às bikes ???


25/05/2013 - Grande Saloia !!!

Para este fim de semana, há semelhança dos últimos, no programa de treino, estava um dia programado para rolar.
Com a data a aproximar-se, era importante rolar um pouco mais... como tal, a tradicional volta saloia de 60 kms, transformou-se numa grande volta saloia de 80 kms.
Na equipa deste dia estavam, eu, Carla, Pedro Rosa, Vitor Sousa e o rookie Lino Luz.
Estava prevista a presença de mais um elemento, mas este “elemento” teve a infelicidade de ficar preso no vale dos lençóis !!! a efectuar outro tipo de treino ??? mais não sei, nem posso dizer...
Em relação ao treino da semana passada, só posso dizer que a diferença veio na passagem por Alverca, que proporcionou o aumento dos kms.
Num dia que à partida não teria nada de especial para contar, posso destacar duas coisas... a presença de um certame na Expo, no qual estavam expostos produtos Americanos, aos quais destaco um maravilhoso carro, que certamente acabou por ser o centro das atenções, e a inevitável queda do rookie !!!
Pois é... num dia muito difícil de haver algum incidente, o Lino embrulhou-se com o Vitor, mergulhando no chão de forma artística !!! vou repartir as culpas, mas não deixou de ser preocupante na altura.
Numa volta sem mais nada a destacar, só posso dizer que o passeio ficou feito abaixo das 4h, o que não deixa de ser simpático... bem, 4h para mim, pois os meus vizinhos levaram quase 1h a mais, devido a uma paragem técnica perto de casa, que lhes encheu o bucho de cerveja e algo mais !!!
Amanhã, virá o derradeiro treino ciclopédico para Fátima...




quarta-feira, 22 de maio de 2013

Onde está o Wally ?




Que é como quem diz, onde está o Jaime?

Neste dia separámos as bikes, e ele fez-se à estrada com a fininha, e eu fui com o pessoal do Passatempo, para uma volta de BTT, bem fixe.
Claro que como o meu amigo São Pedro, anda com problemas de bipolaridade, brindou-nos com uma chuva, de gotas bem grossas, que nos  fez abrigar debaixo de uma árvore ( valeu de muito pouco, claro ).
Andámos para os lados de D.Maria, Vale de Lobos, Aruil, Albogas, etc, e acabámos por terminar a subir  o correio-mor, subida que já não fazia, há largos meses, mas que foi bom relembrar!!!
Uma volta sem percalços de maior, e com a boa disposição que caracteriza esta malta.

Contabilizamos 48 Km com 1200 de acumulado e barrigadas de risota.

terça-feira, 21 de maio de 2013

19/05/2013 - Regresso a Montejunto...


Hoje foi dia de regresso... regresso meu à estrada, pois há muito que não o fazia.
A Carla fugiu ao treino, pois a sua paixão pela fininha anda um pouco longe, e como tal, optou por ir para o mato.
Juntamente com alguns elementos do Passatempo BT (Fernando, Zé Manuel, João Montez e Carlos Martins) ,dos Kotas e Cª (Zé Barbeiro) e do Rui João, lá fui em direcção a Montejunto !!! que belo destino para regressar a esta vertente ciclopédica ???
Digamos que a manhã foi quase péssima... mau tempo com muito frio e estrada molhada, que nos deixava a nós igualmente molhados e terrivelmente gelados.
A história nestas aventuras é sempre muito curta... pedalámos, pedalámos e pouco mais, com um final já penoso para mim.
Em Montejunto, eu fui o único que optei por não subir até ao ponto mais alto, uma vez que já não estava habituado a sofrer tanto a subir nestas bikes e basicamente ainda estava bem longe de casa.
No regresso, já com o grupo partido, pois alguns treinavam para algo bem duro no futuro, eu, o Fernando e o João rumámos a casa, pois os compromissos familiares a isso obrigavam... mas, não regressámos pelo caminho normal ??? claro que não... regressámos por um caminho espectacular ??? que o amigo Fernando conhecia que nos levou até Meca... conhecem ??? eu também não conhecia, e fiquei a conhecer a Meca Portuguesa !!!

Só não ajoelhei o Fernando e pus-lo a rezar, porque estava atrasado para o almoço...
Este atraso tornou-se maior ainda, devido à chuva que voltou a cair, desta vez em Vila Franca de Xira... solução, ligar à Carla para me vir buscar e assim chegar a casa a horas decentes.
Com tudo isto, a minha aventura acabou na Granja, molhado e já com algum cansaço muscular, fruto da longa ausência em cima desta bike, que acaba por ser bem mais exigente fisicamente que a outra.
Basicamente posso dizer que aprendi a lição e dificilmente voltarei a estar tanto tempo sem a ver...  


18/05/2013 - Treino de Cavaleiros...


Com vista à peregrinação a Fátima, hoje, a prioridade era dar às perna e rolar uns quantos Kms.
A manhã começou mal, com o pneu da frente, da bicicleta da Carla a não querer contribuir para o treino, mas como tudo na vida, lá se resolveu a questão.
Saímos de casa para o programado, juntamente com os nossos vizinhos, os Cavaleiros do Btt, nomeadamente os Pedro´s e o António.
Fomos em direcção aos caminhos de Fátima, nos quais nos mantivemos até à Póvoa de Stº Iria... aqui, virámos as agulhas para Belém, passando pela Expo para alegrar as vistas e apreciar as “paisagens” !!!
À passagem pela Praça do Comércio, o trânsito estava caótico devido à queima das fitas... basicamente estavam milhares de futuros desempregados à espera da hora para a sua festa... felicidades a todos.
A muito custo, lá passámos pela multidão e seguimos o nosso rumo, que neste dia acabou por ter poucas paragens fotogénicas com uma obrigatória para repor o combustível dos mais cansados, apesar que eu não percebi muito bem aonde é que eles colocavam a mangueira ???


Chegados a Algés, viragem para o pulmão de Lisboa, com direito a um pouco de Btt, no qual destaco um pequeno trilho destinado ao Downhill... 5 estrelas, para quem o fez, como é óbvio !!!
Regresso a casa, com passagem pela Pontinha, Odivelas e por último Stº Antº dos Cavaleiros.
Ficaram 70 kms que serviram plenamente para abrir o apetite, pois a hora da refeição e da iguaria gastronómica estava quase a chegar... hoje é sábado e um homem pode estragar-se à vontade ???


quinta-feira, 16 de maio de 2013

O regresso das correrias  para casa...

Depois de 2 treinos seguidos, que contabilizaram 15 km, achei que era seguro fazer o trajecto trabalho - casa, mas pelo caminho mais curto, claro.
Assim sendo, rumei à Praça de Espanha, Entre Campos, Campo Grande, Lumiar, Calçada de Carriche, Olival Basto, Póvoa de St. Adrião, SAC, mas claro que não consegui fazer a subida para casa, as minhas pernas ainda não me voltaram a permitir tamanha façanha :) 

O treino não teria nada de novo, não fosse a sacana da dor de burro, que me acompanhou até Entre Campos, acho que estava a tentar arruinar o meu treino, ainda por cima, doía dos dois lados, coisa que nem  sabia ser possível.
Depois de desaparecer a maldita dor, apenas tive por companhia o nosso amigo vento, que até estava fraquinho nesta terça-feira, 
Consegui chegar ao final do treino sem parar de correr, mas acho que alguém tentou boicotar esta corrida...




Dados do treino:

Km - 12
Tempo - 1h15m
Ritmo - 6.15
Calorias - 810

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Atrás de um  sonho....


O meu Gajo, nunca gostou de correr, usava sempre a expressão " correr só com uma cenoura á frente", e ficava-se por ali...
Depois houve uma altura em que era o nosso personal trainer, meu, e da nossa amiga Soraia do http://apedalarequeagenteseentende.blogspot.pt/ ( isto antes da nossa Amiga ser uma atleta de alto gabarito,lol ), e ficava por ali a cronometrar tempos e a dar indicações para séries...Eu e a Soraia, ainda nos fartámos de sofrer nas mãos dele,lol 

Um dia, decidimos fazer um duatlo, o das Lezirías, mas a famosa lesão dele, não colaborou e mesmo tendo ganho algum entusiasmo, teve de acabar ali a sua carreira de atletismo.

Mas o ano passado, em Junho, resolveu voltar a tentar, e confesso que foi a verdadeira dor de cabeça para mim, pois o gajo tem uma certa apetência para ser personal trainer, e dos bons, ou melhor dos maus, pois faz-me a vida negra, tipo, respira assim, sobe os joelhos assado, aumenta a passada, endireita os ombros, e sei lá mais o quê, mas o que é certo, é que melhorei bastante os meus tempos, quando corria acompanhada por ele :)
Inscrevemo-nos em algumas provas, mas infelizmente só conseguiu fazer 2 delas, as dores voltaram e em força, e voltou a desistir da corrida.

Esta lesão está ligada com a coluna, apesar de as dores serem sempre na perna, já fez de tudo para a tentar resolver, mas nada feito, vai melhorando bastante com  massagens desportivas, com osteopatia, shiatsu, etc, mas a dor, o incómodo, está sempre lá.
Já consegue pedalar, coisa que esteve sem fazer durante mais ou menos 2 anos, mas ele quer mais, ele quer fazer  um Iron Man, e sei que vai conseguir fazê-lo, é só uma questão de tempo...

Há cerca de 1 mês, inscreveu-se na natação, por várias razões, para melhorar a postura, e consequentemente, melhorar das dores, e também para aperfeiçoar a técnica, e tem-se sentido muito bem. Tão bem, que no domingo, e por não nos apetecer pegar nas bicicletas de estrada,  e as de BTT, ainda estarem na oficina, resolveu ir experimentar correr, e correu, correu bem, e correu 6 km, sem parar e em 45 minutos. Muito bom, para quem não corria há 6 meses, e o melhor de tudo, sem dores.
Esta semana vamos fazer mais um treino para ver como se sente, mas acho que agora vai começar a caminhar em direcção ao sonho dele, e eu, eu estarei lá ao lado, para o ajudar a alcançar este objectivo.

Estás cada vez mais perto !!!




Dados do treino 

Km - 6
Tempo - 00.45.13
Ritmo - 6.49
Calorias - 446

domingo, 12 de maio de 2013


Parados é que não....


Este fim de semana estava prevista uma viagem até Figueiró dos Vinhos, com a malta do Passatempo, o nosso Presidente, Rui Dias, arranjou por lá uma das suas voltinhas espectaculares, daquelas ao grande estilo dasssssssssss, conhecem?

Infelizmente a nossa Amiga de quatro patas, teve de sofrer uma intervenção cirúrgica, e era impensável deixá-la sozinha, como tal, a voltinha do dasssssss, teve de ficar reservada para os nossos Amigos :(


O ar triste da nossa gorda....


Não se anda em Figueiró, mas anda-se em Loures.
Volta de BTT, marcada com os nossos Amigos Cavaleiros do BTT, toca o despertador, fazer gelo à gata, dar medicamentos, tomar pequeno almoço, preparar bikes, ups, as bikes, essas malvadas, boicotaram-nos, estava prevista uma visita à oficina, para a próxima semana, mas elas quiseram ir mais cedo...as mudanças não mexiam, era obrigatório trocar os cabos....
Mas parados é que não, o meu Gajo marchou para a natação, e eu fui fazer uma corridinha, coisa que não acontecia há muitas luas,lol.
Saí de Guerreiros, onde fica a oficina do nosso Amigo Bruno, Atxcyclingstore, sempre a descer até Loures, virei para o Infantado, Loureshopping, Parque da Cidade, terminando em Frielas.
Foram 9 km em 52 minutos, foi um bom tempo, visto que não corria para aí há umas 3 semanas, mas também os primeiros 3 kms, são sempre a descer...
Não consegui chegar aos 10 km, pois a fome era mais que muita, e não tinha levado nem dinheiro, nem nada para comer, e já não me estava a sentir muito bem...



Será desta que volto aos treinos de corrida?
Acho que sim, as saudades já eram imensas !!!

Dados do treino:

Kms - 9
Tempo - 52m.27s
Ritmo - 5.49
Calorias - 607



terça-feira, 7 de maio de 2013

04 e 05/05/2013 - Em "modo" 
de recuperação !!!


Após o empeno da Rota do Atlântico, este fim de semana, sofrer era tudo o que nós não queríamos cá em casa ???
Como tínhamos um carro no mecânico, decidimos ir até ao mesmo de bike efectuar o levantamento da viatura.
Apesar de ser um trajecto curto... 30 kms, ainda deu para suar a camisola, uma vez que passamos por Montemor, Caneças, Dona Maria, Vale de lobos, Algueirão e por fim Varge Mondar.
Domingo... dia de passeio com a nossa família ciclopédica !!!
Hoje, no pelotão estavam mais uma vez 19 elementos, o que só prova que falta pouco para a nossa peregrinação anual a Fátima.
Com o Mestre Messias na frente, escusado será dizer que ainda fizemos umas quantas subidas !!!
O destino acabou por ser a zona de negrais e vilas circundantes.
A meio surgiram as inevitáveis quedas e avarias, sendo que nas avarias, o Jorge acabou por ter uma grave que o levou a abandonar o passeio antes do seu fim, pois a reparação tornou-se impossível mesmo com a ajuda de algumas ferramentas por parte de uma família na zona de Aruil.
Família esta, que acabou por nos dar mais do que ferramentas... deram-nos igualmente vinho !!! 
Os aguadeiros da ordem, Marco e Marochas agarraram-se à criança de 5 litros e puseram-na ao colo,

quase até ao ponto de deixarem o garrafãozinho sem nada lá dentro... parecia mal ??? diziam !!!
Em dia especial... Dia da Mãe, o regresso a casa a horas decentes foi inevitável, para assim podermos almoçar com as nossas progenitoras sem ter de ouvir das boas por chegarmos atrasados à mesa da refeição.
Para terminar, um beijinho grande para a minha Mãe e para a minha Sogra e falando em nome do Casal Maravilha, as nossas Mães são certamente as melhores Mães do mundo.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

01/05/2013 - Rota do Atlântico...


Sendo hoje um dia importante... o do trabalhador !!! era inevitável que alguns de nós honrássemos o feriado da melhor maneira possível ???
Para tal, e a convite do Pedro dos Kotas e Cª , fomos fazer a Rota do Atlântico, que se resume em 98 Kms de Btt.

À partida, na Malveira, estivemos 14 corajosos para este desafio, que não estaria ao alcance de todos.
Desde cedo fomos presenteados com trilhos e paisagens deslumbrantes, apesar das subidas, que não paravam de surgir no nosso caminho !!!
Tendo em conta que após uma subida, vem sempre uma descida, ao longo de todo o dia, nunca se ouviu ninguém a queixar das “benditas” subidas ???
Durante a 1ª parte do passeio... até Stª Cruz, foram poucas as avarias e quedas que nos acompanharam... sendo que nas quedas, o Lino Luz, levou a taça para casa, com 3 tombos nesta aventura... o rookie tinha de ganhar em alguma coisa !!!
É difícil descrever a beleza natural que fomos ultrapassando ao longo do dia, mas tenho que destacar a passagem pelas arribas com o barulho das ondas ao fundo... digamos que só vivendo o momento.

Após o almoço em Stª Cruz, era tempo de respirar fundo, ganhar coragem, e regressar ao ponto de origem, com as pernas a acusarem algum desgaste.
Mesmo assim, acabou por se fazer bem, mesmo com as “paredes” que iam surgindo pelo caminho.
Infelizmente, o nosso amigo Paiva, não pode sofrer até ao fim na nossa companhia, uma vez que partiu o desviador traseiro da sua bike !!! sorte ou azar, não sei dizer ???
Quase a terminar o dia demolidor, algumas subidas no fim já foram feitas a pé por alguns dos participantes, mostrando que os 2300 metros de subidas acumuladas fizeram mossa.
Pouco antes do fim... um single track maravilhoso... empinado, técnico, divertido, escorregadio, e mesmo no fim, uma rampa feita em paletes de madeira, ao estilo de downhill !!! a cereja no topo do bolo, sem duvida.
Com o sol a pôr-se no horizonte... assim terminou a nossa aventura !!! cansados, mas com o sentimento de dever cumprido.
Ao mentor, o obrigado pelo convite... aos restantes... foi um prazer, a repetir assim que possível.
Para terminar, mesmo sabendo que os níveis físicos no grupo são distintos, julgo que estamos todos de Parabéns.