segunda-feira, 24 de junho de 2013

23/06/2013 - Duelo de Titãs !!!

Já lá ia muito tempo, desde que o Casal, não era guiado pelo Mestre Messias num domingo... hoje, felizmente, isso voltou a acontecer durante parte da manhã ???
No pelotão estávamos 15 elementos, para um passeio puro de Btt... assim dizia o convite enviado pelo Mestre.
Saímos de Caneças em direcção a Montemor, aonde entrámos nos trilhos que nos levaram até Lousa... aqui, começamos a subir para o topo do monte por um trilho que prometia a visita a um Carvalho Centenário !!!... honestamente, chegámos ao topo e árvore nem vê-la ??? mas a vista era do C..alho... 5 estrelas mesmo !!!
Por esta altura já o Neves andava farto de mandar ideias para o ar... se o Messias ia para a esquerda, ele queria ir para a direita ??? se o Messias ia em frente, ele virava para outro lado... outras vezes dizia, por ai não !!! uma das vezes até tinha razão... o trilho estava fechado !!!
Resumindo... enquanto nós nos íamos divertindo com os trilhos e com a guerra entre os dois sexagenários... o Messias, aos poucos ia sendo vencido pela insistência do carismático Neves.
Resultado... o Neves conseguiu vencer 2 batalhas... guiarnos no último terço do passeio de hoje e ainda, o direito de ser o líder no próximo domingo !!!
Verdade seja dita, que o Neves não se fica atrás do Messias no conhecimento de trilhos, e o resto do passeio acabou por ser ao nível do que vinha a ser até ao momento, mas por um ou outro sitio diferente que agradou a todos... até nas subidas que o Neves conseguiu inventar na região !!!
Definitivamente foi uma manhã muito bem passada, com estes dois gigantes do Btt a animarem o pessoal, tanto pelo confronto, como pelo percurso em si... verdade seja dita... contrariar alguém na idade deles, é Guerra na certa !!! Ups... o Guerra também lá estava, mas esse há muito que aprendeu a não contrariar os seus companheiros sexagenários, especialmente em dias que os mesmos não tenham tomado a medicação !!! 



Para terminar, mais um regresso... o belo do traçadinho no café do Fernando... AAAAhhhh que fresquinho !!!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

segunda-feira, 17 de junho de 2013

16/06/2013 - Uma manhã
Quase Perfeita !!!

Para hoje, por encomenda do Fernando, fiquei encarregue do passeio.
Tendo em conta que o pedinte, suplicou por algo soft, tive o cuidado de não inventar muito, e traçar um percurso com poucas subidas e muitas descidas...
Encontrámo-nos todos em Frielas, e daqui seguimos ao longo dos caminhos de Fátima, que nos levaram até Alpriate... aqui virámos para a Mata do Paraíso, local aonde acabámos por estar pouco tempo.
Daqui, seguimos para Bucelas em busca do Trilho da Boiça e mais alguns singles na região.
O Fernando, ainda tentou virar as minhas agulhas, mas digamos que só me enganou por 2 minutos... à 1ª, levou-nos logo para um ponto sem saída !!!
Digamos que na hora seguinte, foi o que projectei e nada mais, por caminhos e trilhos no meio do nada, mas que já são conhecidos por alguns de nós... aqueles que já fizeram a prova de Bragadas, como é o caso do nosso mais internacional atleta... o Fernando !!!
No seu longo historial constam 3 provas... Bragadas I, Bragadas II e por fim a prova da ROX em Loures... digamos que são as suficientes para encher os domingos de manhã com histórias e transmissões de conhecimentos !!!
Voltando ao passeio... para terminar os trilhos em beleza... um docinho para a malta... um single longo, técnico, mas muito divertido que nos iria levar até Vialonga... basicamente a cereja no topo do bolo, pois até ao momento todos se encontravam deliciados com o passeio.
Agora, só faltava o mais fácil... regressar a casa !!!
À saída da Mata do Paraíso, num drop, o Marochas decidiu levantar voo e aterrar com nota artística, felizmente sem consequências físicas, fruto da sua própria experiência a cair... já leva anos nisto ???
Mais à frente, quando já vínhamos em velocidade cruzeiro em plena cavaqueira, aconteceu o impensável... o Paulo Duran, embrulhou-se numa rede que estava no trilho, e deu uma queda muito feia ao ponto de o fazer perder os sentidos momentaneamente !!!
Este incidente, só vem provar que a malta não pode facilitar em caso algum, pois neste desporto o perigo está sempre à espreita...
Felizmente, o mesmo recuperou, apesar das fortes dores que tinha no corpo, o que fez com que viéssemos a dar-lhe uma mãozinha até Frielas, local aonde acabou por ser recolhido pela sua esposa, a Carla Duran.
Este não foi o melhor final, para uma manhã divinal de Btt, pelo que só posso desejar as melhoras ao Duran, uma vez que tem nele dores para uns quantos dias... em nome de todos... até breve Amigo !!!





13/06/2013 - Feriado !!!
Só para alguns ???


13 de Junho... é dia do Santo Casamenteiro... o Santo António.
Como só é feriado em Lisboa, poucos estavam disponíveis para passear nesta manhã.
Como tal, eu a Carla e o meu vizinho, o Pedro Rosa lá fomos os 3 fazer um passeio efectuado pelos Cavaleiros do Btt, não do pedal, nem do asfalto... do Btt, há poucos dias atrás, que prometia alguma diversão e poucas dificuldades...
Logo à saída, apanhámos o Maníaco Bruno Antunes, a partir para um passeio solitário, pelo que não foi difícil o mesmo juntar-se a nós.
O track, levou-nos até à Mata do Paraíso, local aonde se encontram máquinas de pura destruição a desbastar parte do local ??? até me doeu o coração só de ver tal cenário.
Daqui, seguimos para Bucelas, depois Vila Verde e Cabeço da Rosa... aqui, subimos para o alto da Serra, com a promessa de passarmos por uma subida muito difícil ??? digamos que chegámos ao topo e não a vimos !!! estes Cavaleiros do qualquer coisa, são uns brincalhões !!! hups... do Btt...
Depois foi sempre a descer até Vialonga, com muita diversão pelo caminho... já cá em baixo, tendo em conta que ainda era cedo e o Bruno queria treinar um pouco mais, separámo-nos, pois para nós os 3, o treino estava feito.

No total, foram 50 Kms, e feitos com bastante tempo antes da hora do almoço, o que nos agradou a todos... aqui o Casal, aproveitou para fazer uma visita ao cinema e descansar um pouco... bendito Santo António !!!

P.S.: Depois de hoje, julgo que mais ninguém se engana no nome do grupo dos meus vizinhos... os Cavaleiros do BTT.
08/06/2013  
3 em 1 dividido por 2


Para este fim de semana, estava programado a maior aventura pedestre do Casal Maravilha, juntamente com os casais Duran e Miguel e Nucha.
Infelizmente, o São Pedro não colaborou, e como tal, fomos obrigados a cancelar a travessia pedestre ao Parque Nacional da Peneda Gerês, que nos iria ocupar 3 dias.
Solução... um passeio, também pedestre, mas de 1 dia na Serra da Arrábida !!!
Acabou por ser igualmente divertido, apesar da ansiedade que já nos tinha apanhado a todos pela mega aventura que iríamos ter pela frente.
Assim sendo, acabámos quase todos por dar uso aos sapatos e aos bastões... sim porque alguns continuam a adorar por as mãos nos paus que lhes aparecem pela frente ???
No Gerês, estavam programados 25/27 Kms por dia... aqui acabámos por fazer somente metade !!! o suficiente para dar algumas dores nas pernas, especialmente nas descidas.
Acabou por ser uma manhã bem passada, com alguns momentos bem divertidos e como é óbvio, algumas paisagens deslumbrantes.
No fim, o merecido almoço em Setúbal, com direito a peixinho grelhado e choco frito... e isto certamente não iríamos ter lá em cima no Gerês !!! possivelmente iríamos ter algo eventualmente bem melhor ??? gostavam saber o quê... não conto !!! só quando lá for...


quinta-feira, 6 de junho de 2013

1 e 2/06/2013 - FÁTIMA 2013
8ª Edição do Passatempo BT




Pelo 8º ano consecutivo, a Família do Passatempo BT, reuniu o seu grupo, e alguns amigos, e realizou a tradicional peregrinação a Fátima, sendo que este ano contou com um caminho novo no 1º dia, que ligou Odivelas à Golegã, e no 2º dia, a repetição dos caminhos já feitos nos 2 anos anteriores.
De ano para ano, o grupo tem vindo a aumentar o que requer por parte de todos um maior esforço organizativo, que na minha opinião, tem sido sempre 5 estrelas, pelo que dou os parabéns a todos.
Quanto à aventura em si, começou bem cedo, antes das 7h da manhã, pois o percurso deste ano prometia algumas dificuldades.
Logo nos primeiros kms, ocorreu um furo, que prontamente foi resolvido, e em termos de avarias nos ciclistas, é com agrado que posso dizer que esta foi a única do dia.

Num grupo tão numeroso, 35, era difícil acertar no andamento que agradasse a todos, pelo que o alongar do pelotão foi uma constante, o que acabava por custar tanto aos que iam na cauda, como aos que iam na frente...
Ao longo do caminho, chegaram más noticias aos nossos ouvidos... o carro de apoio avariou ??? tendo em conta que quase ninguém ia preparado para não ter abastecimento, isto ia-se tornando catastrófico... felizmente que aqui o Casal, não se importa de andar com comer às costas, e a nós, esta noticia não nos abalou.
Este incidente, felizmente foi resolvido com a substituição da carrinha por outra, pelo que só posso em nome do grupo agradecer ao Pedro Tomé pela ajuda que nos deu, e ao Sr. Zé Teixeira, por não baixar os braços e mesmo assim conseguiu juntar-se a nós no fim do dia...
Com isto tudo, ficou o Tó sobrecarregado no 2º carro de apoio, que também não se livrou de um furo na carrinha !!! definitivamente o Santo protector dos carros não estava com o pessoal.
Com metade da viagem feita, e na pausa para o almoço, muitos dos peregrinos já duvidavam da sua Fé e força para continuar, pelo que muitos reuniam-se a mostrar o que ainda tinham e qual o seu tamanho... deixando ao Tó a avaliação do tamanho da Fé que os movia !!!
Este acontecimento levava outros a perderem a cabeça e sem se perceber porquê, tiravam a roupa em perfeita loucura !!!
Tendo em conta que a união faz a força, este episódio foi rapidamente ultrapassado e rapidamente voltámos à estrada em direcção à Golegã com passagem por Santarém, local aonde nos cruzámos com um carro da Red Bull, que aos nos ver meio combalidos, logo nos ofereceram a bebida dos Deuses, que dá asas a qualquer um... o animo mudou... isso ninguém pode negar !!  
Num dia longo e cansativo, ao fim de 130 kms, lá chegámos à terra prometida, já perto da hora da janta.
No fim do repasto, uma surpresa... a oferta de 1 prenda a 2 benfiquistas presentes (sorteados...dizem ???)... 2 belos capacetes, que lembravam 2 melões !!! felizmente que o sorteio não presenteou o Miguel Pais, senão havia guerra na certa !!!
Após este dia, cansativo, o sono reparador fazia falta a todos... especialmente aos elementos que eram movidos a álcool ??? dizem os que viram, que a noite foi dura para alguns !!!
2º dia... e a vontade de chegar ao Santuário estava toda lá...
Com um caminho já conhecido por quase todos, à saída ainda conseguimos perder alguns elementos, mas nada de grave, pois rapidamente o problema foi resolvido.
Numa manhã que se apresentava quente, as subidas que iam surgindo pela frente iam aumentando a sede dos peregrinos, pelo que o abastecimento a meio do caminho foi deveras maravilhoso... e desta vez sem avarias.
Mais uma vez, os andamentos distintos eram notórios no grupo, o que custa sempre um pouco, especialmente pelo facto de os últimos terem sempre muito pouco tempo de descanso, o que nem sempre é correcto.
Mais uma vez, a chegada a Fátima, foi feita com os amigos e familiares à nossa espera, sendo que este ano, tínhamos o Tomás, neto do Marochas, pronto para nos liderar na sua bicicleta nos últimos metros... bonito sem dúvida.
No fim... o tradicional piquenique, no qual todos temos a hipótese de recuperar todas as calorias gastas ao longo do fim de semana e acima de tudo confraternizar um pouco com todos aqueles que formam esta Família.
Em forma de rescaldo, apesar das avarias nos carros, posso dizer que correu tudo bem e que estamos todos de parabéns, mas não posso deixar de dizer que no fundo, tenho saudades dos tempos em que íamos a Fátima e no primeiro dia, havia tempo para passear, jogar à bola, brincar, dançar e até cantar... e honestamente, era isto que me levava a desejar o ano seguinte... o passar um fim de semana em festa e não somente o andar de bicicleta que é o que temos agora, especialmente no 1º dia.
















Quem sabe um dia, não voltamos à versão original, e voltamos a reviver a festa que era !!!
A todos os presentes nesta 8ª edição, o Casal Maravilha agradece a todos pelos momentos passados...