sábado, 30 de novembro de 2013

24/11/2013 - Com o Pipo
Quase Apertado...


Com a decisão tomada de ir “sofrer” a Sevilha, ao fim de semana os treinos longos são obrigatórios...
Neste dia, juntamente com a Isa, a longa distância acabou por ser feita no Monsanto.
O calendário dizia que eram somente 16 Kms, mas como nem eu nem as meninas tínhamos um GPS à mão, a distância foi ligeiramente ultrapassada... correr um pouco a mais não faz mal a ninguém !!!
Tendo em conta que no Monsanto, tenho muita dificuldade em me perder, a escolha dos trilhos acabou por ser fácil, com um misto de estradões, singles e algum alcatrão...
Desde cedo, deu para ver que as subidas não eram o forte da Isa, o que levava a rapariga a libertar uns suspiros engraçados de se ouvir.
À medida que íamos subindo, a vontade dela para me apertar o pipo ia aumentando, mas hoje, depois dela ter feito o Trail de Montejunto, certamente terá na mente, que eu até deveria ter sido um pouco mais duro nas escolhas.
Correr ou pedalar no Monsanto é sempre um prazer, não só pelos trilhos magníficos, mas também pela vista sobre Lisboa e pela fauna presente no local... desta vez foi um Falcão.
Mesmo apesar dos maus tratos a que sujeitei a nossa companheira, uma vez que a Carla já está habituada, no fim do treino ainda a obriguei a fazer uma sessão completa de alongamentos... algo que me parece ser uma lacuna nos treinos da Isa e do João Lima.
Os comentários da mesma, entre o tédio eram... ainda falta muito ???
Eu até a compreendo... na sua mochila estava algo irresistível e delicioso !!!
Esta á a verdade... trata-as mal, que elas agradecem-te no final, não com 1 mas com 2 miminhos... obrigado Isa pelos 2 docinhos.

No futuro, certamente voltarei com frequência ao Monsanto para estes treinos mais longos, pois as subidas e o ar puro são uma combinação perfeita para quem quer fazer uma Maratona...   
I´m Back...




Se fosse relatar tudo o que se passou desde a minha aventura no Triatlo de Lisboa, certamente ficaria sem a ponta dos dedos de tanto teclar... como tal, vou fazer um pequeno resumo daquilo que se tem passado aqui por casa.
Desta vez, e a muito custo, a Carla não parou totalmente durante a minha ausência, o que já foi muito bom.
Após ter recebido a boa noticia de que a Pneumonia estava curada, era altura de voltar às lides de uma forma calma e progressiva... para tal o Passeio Nocturno organizado pelo grupo Btt Chapim, era mesmo o ideal ???
À noite, talvez não fosse o mais indicado, mas os 40 Kms e um Caldo Verde acompanhado por uma Bifana, pareceram-me bem.
Sendo assim lá fomos, juntamente com a malta do Passatempo BT, que se fez representar em peso... passeio com comes e bebes e a malta nem houve o resto... Kms, altimetria... tudo isso não importa.
No dia seguinte... tendo em conta que o casal estava de volta, foi tempo de acompanhar a Carla numa corridinha ??? ou ela acompanhar-me a mim, uma vez que sou sempre eu a projectar o caminho.
Como não disponho de um GPS como ela, eu penso vou por aqui, viro ali, passo acolá e deve dar um bom treino ???

A meio já estava a ouvir a rapariga... és doido... é o teu primeiro treino de corrida... ainda ontem à noite foste pedalar... eu sei lá... já não a podia ouvir !!!
Tudo isto por uns míseros 13 kms que ligaram a Pontinha a Benfica, Alto dos Moinhos, Cidade Universitária, Telheiras e Pontinha novamente.
À partida, mesmo com algumas dificuldades respiratórias, que acabavam por ser normais, felizmente o meu corpo parecia não se ressentir da paragem a que fui obrigado.
Visto que estava tudo bem, aos poucos fomos endurecendo os treinos, especialmente os de corrida, com o Monsanto a servir de palco, especialmente pelo prazer de correr na natureza e depois pela dureza das subidas que tanta falta fazem, quando se quer atingir algum objectivo.
Por falar em objectivo, cá em casa pairava uma nuvem que carregava a Maratona de Sevilha !!! ai a minha vida, pensava eu...
Como é nos impossível afastar totalmente das bikes, o regresso aos passeios domingueiros na companhia dos nossos amigos era inevitável, apesar de que a Carla não compareceu neste... alguém tem de trabalhar cá em casa !!!
Felizmente, foi com algum à-vontade que consegui acompanhar o pessoal... ainda bem, pensei eu.
Ela faltou a um, mas não a todos... e como era tempo de recuperar tudo aquilo que gostamos, as fininhas também saíram de casa para um treino pelas redondezas, juntamente com 2 Papagaios (Fernando e João) e o Davide... neste dia a Carla sofreu na pele a ausência desta modalidade nos nossos treino !!! ou então foi o Fernando que fez questão de lembrar à malta que ele é o actual Rei da Montanha !!!
Os Papagaios...
Por esta altura, Sevilha estava em cima da mesa... vamos ou não vamos ???
Eu empurrava para a Carla, ela empurrava para mim... até que ela decidiu... não vamos !!!
Por um lado era um alívio... correr 42 Kms... ufa !!! livrei-me... mas por outro, até me doía o coração por não ter um objectivo a curto prazo... resultado... ordem minha... faz a inscrição ??? estou doido, mas na verdade, somente estava a dar asas ao sonho da miúda, pois eu sabia que ela queria, e muito, ir até ao País vizinho dar uma perninha.
Para esta aventura, já contávamos com a companhia dos nossos amigos João Lima e Isa, que há muito tinham tomado essa decisão.
Verdade seja dita, que tempo para treinar, não reina cá em casa, especialmente no meu caso, e enquanto os meus companheiros treinam 4 vezes por semana, eu fico-me pelos 2 e às vezes 3... vamos ver como corre !!!
  

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

sexta-feira, 22 de novembro de 2013


Como são importantes os objectivos...

Era assim a paisagem na minha terra, hoje....


Hoje era dia de correr, mas de manhã quando falei com o Jaime ao telefone, ainda mesmo antes de sair da cama, ele disse-me que estava um frio de rachar e a chover, ao que eu disse de imediato, então não dá para correr!?!?!?
Claro que com a assertividade que o caracteriza, ele logo me respondeu....o que foi que conversamos sobre os treinos da maratona? Ia começar o frio, a chuva, o vento, e teríamos de arranjar coragem para treinar, certo? Pois hoje era o primeiro desses dias...Nem tive coragem para arranjar mais argumentos....rabo fora da cama, pequeno-almoço tomado, e siga para a rua, que tenho um treino para fazer :)

Assim que comecei a correr, deixei de me preocupar com o frio, a chuva, o vento e o nevoeiro, estas coisas deixam de ter importância, quando temos um objectivo a cumprir, é para correr 10 kms? Vamos lá embora, que a Maratona espera por nós...
Tenho a certeza, que se não me tivesse um objectivo em mente, hoje era daqueles dias em que diria, que chatice, hoje estava tão mau tempo, que nem consegui treinar....

Dados do treino:

Dados treino :

km - 10
Tempo - 58m26s
Ritmo - 5.47
Calorias - 680



terça-feira, 19 de novembro de 2013

What? Maratona? Pois sim...

E precisamente no dia do meu primeiro treino, pós inscrição, para Sevilha, precisamente 53 m depois, 10 kms depois, o meu querido amigo Garmin, teve uma paragem cardio-respiratória. Foi sujeito a internamento, e só deverá ter alta daqui a duas semanas. Acho que o bicho se assustou, com a kilometragem que para aí vem...


Mas consegui perceber que neste treino as endorfinas estavam em alta, foram poucas as vezes em que fiz 10 km em 53m :)
Confirmado!!! Andei a ver demasiados filmes....




E pronto lá vamos nós..

Uma ideia que começou a tomar forma, num dos treinos que fizemos com o João Lima e com a Isa, conversa para cá, conversa para lá, e aquilo ficou a fazer mossa, Sevilha, Maratona, percurso sempre plano, etc
Depois de muitas voltas à cabeça ( e ao corpo ), lá nos decidimos, estamos inscritos, agora não há nada a fazer, a não ser, treinar,treinar, treinar e treinar....
Só acho que agora vamos ter menos tempo para dedicar ás bikes...não sei se gosto ;)

Maratona, aqui vamos nós, deseja-nos boa sorte...

terça-feira, 12 de novembro de 2013