domingo, 1 de dezembro de 2013


30/11/2013 - 25 Kms


Isto de ter um blog partilhado, tem muito que se lhe diga....Quando aqui cheguei para fazer este relato, tinha esta bela fotografia, cá colocada, não a vou retirar, pois até acho que ficou gira, lol


Bom mas vamos ao que interessa :

Os treinos para a Maratona, têm decorrido a conta gotas, tirando os mais longos, que fazemos questão de seguir, segundo o plano que o nosso Amigo João Lima, nos facultou, o resto é um bocadinho mediante a nossa disponibilidade, e força de pernas. Habitualmente, nunca consigo correr menos de 5 km, pois só quando os estou a terminar é que me sinto bem, e isso leva a que faça sempre mais uns quantos, portanto, quando aparecem no plano 5 km, faço sempre acima dos 6 km.
Quando treinei para a Meia Maratona, segui um plano de treinos do My Asics, e correu bem, apesar de na altura não ligar muito aos ritmos de treino que eles aconselhavam, saía para correr, aquele nº de kms, e estava o treino feito. Acho que desta vez vai acontecer o mesmo, apesar do plano do João também ter bem explicadinho, os tais ritmos a que devemos correr.
Ainda não conseguimos, fazer um treino de séries por semana, que também acho importante, mas os de força, supostamente começam hoje cá em casa
A semana que passou, o Jaime não conseguiu correr um único dia, uma óptima semana para quem vai correr uma maratona, mas o trabalho exige-lhe tanto esforço físico, que quase se pode considerar, que treinou 5 vezes numa semana. Mesmo assim estava determinado em correr 3 horas no Monsanto, o planeado seria um treino de 25 km, mas ele preferia, ir para o mato, e passar 3 horas naquele sobe e desce, que o nosso Monsanto nos proporciona. Eu já estava a ficar cansada só de pensar, mas também entusiasmada, pois nestes treinos sinto que evoluo imenso.
Mas nada disto aconteceu, depois de 3 dias de trabalho mais puxados, quando se levantou no sábado de manhã, tinha os músculos presos, e estava com dores nos gémeos...ficou a gelo e a voltaren, e lá se foi o longo...
A única opção que eu tinha era ir fazer os 25 km sozinha, apesar de estar com pena de o Jaime não vir, nem sequer me passou pela cabeça abdicar do treino, portanto vamos lá correr a maior distância que fiz e sozinha. Claro que não fui para Monsanto, acabei por fazer um trajecto que antigamente, era um treino de bicicleta, daqueles que nos deixava cansados, eh,eh,eh, fui até Apriate, uma terra, ali a seguir ao MARL, segui pela estrada nacional, quando poderia ter feito os caminhos de Fátima, mas confesso que tive um bocado de receio de ir por lá sozinha, oiço demasiadas histórias de assaltos, por ali, apesar de nunca ter visto nada de estranho, mas enfim, mariquinhas, fiquei-me pelo alcatrão. Um percurso que não voltarei a fazer, pois há sitios em que não há bermas e os srs. automobilistas, não perdoam, ouve mesmo uma vez, em que tive de me mandar para a valeta, pois o velhote achou que era lá que eu devia estar,lol.
Senti-me sempre bem, durante todo o treino, apesar de quando fiz a viragem aos 12 kms, ter de vir a lutar contra o vento de frente, o que me desgastou bem mais, mas estava focada em terminar apenas aos 25 km, foi o que aconteceu, ainda tive de fazer umas voltas extras no Parque da Cidade, mas consegui....
2h30m depois, terminei o treino mais longo feito até hoje, custou-me um bocado, acabei com dores nos pés, muitas, mas nada que uns alongamentos e uma ligeira massagem, não resolvessem. 
Levei comer, apesar de só ter comido um cubo de marmelada, mas certa de que iria apanhar chafarizes, pelo caminho, não levei água, falha grave, pois chafarizes havia, não estava era nenhum a funcionar, acabei por ter de entrar num café para pedir um copo de água, também não levei dinheiro, não dava para comprar nenhuma garrafa, para a próxima já não falha, tudo o que posso precisar vai comigo.


Resumo
Distância:25.02 km
Tempo:2:29:51
Ritmo médio:5:59 min/km
Ganho de elevação:197 m
Calorias:1,792 C


No dia a seguir, e como manda o plano, ainda consegui correr 4 km.....
Estou contente,lol


5 comentários:

  1. Mas que rico treino, Carla! 25 kms sozinha a uma média abaixo de 6?!? Espectacular!!!

    Força que estás no bom caminho :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João!!! Para quando um treininho em conjunto?
      Beijocas

      Eliminar
  2. Tás em altas primita :)
    Olha.. tenta rectificar o dia, não há 31 de Novembro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre atento, aqui o meu primo, está rectificado, obrigada...

      Eliminar