domingo, 13 de outubro de 2013

13/10/2013 - Sou um Triatleta !!!???

Para esta minha aventura no desporto mais exigente que existe ao cimo da terra, vou dividir a coisa por episódios para se tornar um pouco mais fácil…

Antes da Prova

Estava eu um dia, a fazer algo, que já nem me lembro o quê e recebo um telefonema da Carla a dizer que estava na página da fed. Port. Triatlo a ver as condições da prova de Lisboa, e como tudo se apresentava de uma forma simpática, achou por bem me inscrever ??? agora prepara-te disse ela !!!
É verdade que já lhe tinha comunicado que estava a pensar fazer esta prova, mas basicamente a moça tornou uma intenção numa realidade.
Com isto, a preocupação Nº 1 passava pela natação, desporto ao qual aderi à pouco tempo e apesar de ter alguma resistência, fruto destes anos de vida desportiva, digamos que ainda sou um pouco lento dentro de água…
Assim que comuniquei à Professora a minha participação na prova, os trabalhos forçados começaram… coisa boa.
Outra coisa que me faltava, era o Fato Isotérmico… e digamos que foi complicado até à última semana arranjar um, uma vez que a época desportiva está a terminar e já eram poucos os fatos disponíveis no mercado.
Quando falava a alguém que iria participar, a 1ª pergunta que me faziam era… treinas-te as transições ??? e eu… não !!! da minha parte digamos que estive sempre com memória de passarinho, senão lembrava-me da importância das transições !!!
Com uma preparação às 3 pancadas, faltavam poucos dias para a prova, quando fiquei com febre, fruto “possivelmente” de um treino de bike nocturno… era o que me faltava, a dias da prova !!!
Com o intuito de me resguardar, faltei ao último treino de natação e somente corri 5 kms e pedalei 20 na véspera da prova, para libertar um pouco os músculos.

Dia “T” de Triatlo

Cheguei cedo ao local da prova com o intuito de preparar tudo o mais calmo possível, até porque apesar de ser um individuo calmo, à sempre alguma ansiedade à volta de uma prova desportiva, e eu não sou diferente dos outros.
Antes de me lançar à dita, ainda tive tempo para ver e receber o apoio dos meus amigos que não quiseram perder o evento.


Carla Costa, João Lima, Isa, Paulo Duran, Carla Duran, Cláudio Ramos, Soraia Gomes, Miguel Rocha, Carlos Prazeres, Isabel Santos  e especialmente Sérgio Dias, homem responsável por eu ter um fato e algumas dicas extremamente importantes para participar num evento destes, o meu obrigado por tudo… é sempre bom receber umas palavras de incentivo conhecidas no meio da multidão.

Natação


Atleta que é atleta, mete-se no fato e salta para dentro de água para nadar pela 1º vez na vida com uma coisa destas no corpo numa prova ???
Fiz o recomendado… entrei, nadei um pouco, saí… e voltei a entrar…
É uma sensação estranha, mas ao mesmo tempo confortável nadar com um fato isotérmico.
Enquanto esperava o tiro de partida, ia conversando com os meus amigos Miguel Rocha e Soraia Gomes… dava para aliviar a tensão de ter mais de 200 bestas à minha volta.
Aqui cometi o meu maior erro de principiante… parti do meio do grupo !!! digamos que em 38 anos de vida nunca tinha levado tanta porrada ao mesmo tempo ??? pontapés, chapadas e cotoveladas !!!
Se eu já não era um ás na água, isto então, fez com que engolisse um ou dois pirolitos, que me deram vómitos imediatos, ou não estivesse o rio “limpinho”.
Resultado, deixei-me ficar um pouco para trás e então ai sim, parti no meu ritmo para o resto do segmento, nem sempre em linha recta, mas isso faz tudo parte da inexperiência do atleta…

Sai da água, e apesar de tudo o trocar de roupa não correu assim tão mal… não foi rápido, mas não foi das piores coisas… transições !!! qual é o problema ???

Bicicleta

O 1º instante em que saio a andar com a bike na mão para o ponto em que me posso montar, uma ligeira tontura estava por lá, ao ponto de dificultar um pouco o encaixe dos pedais… nada de grave.
1os kms e saio a impor um ritmo confortável para repor a respiração, e eis que passam por mim os primeiros classificados… porreiro penso eu !!!
Colei na roda dos animais, e sigo assim com eles durante um pouco, e apesar do ritmo não ser muito elevado, ao fim de 1 km acabo por perder a roda dos mesmos, não por falta de pernas,  mas por não ter caixa de ar !!!
Mesmo assim, fiz o resto do segmento ao meu ritmo que ainda deu para passar muitos participantes.

Corrida

Agora sim… deixo a bike, baixo a cabeça para trocar os sapatos pelos ténis e pimba !!! gémeo esquerdo bloqueado… as transições !!!
Se eu tivesse memória de Elefante, tinha-me lembrado que há alguns anos atrás participei no Duatlo das Lezírias e tinha tido o mesmo problema.
Resultado, 2 horas para sair do parque pois a perna não queria correr por nada… digamos que recolhi a água toda que apanhei pelo caminho e despejei-a na perna.
Acompanhado de bike pelo Paulo Duran, ao fim de 500 metros a perna lá começou a colaborar e daí para a frente lá corri um pouco.
No regresso, também o Cláudio se juntou a nós e com companhia a corrida acabou por ser rápida já sem problemas de maior.
Antes de passar a meta, uma obrigação… beijar a minha fã Nº1.
Agora sim, cruzar a linha com um sorriso nos lábios a pensar que pior é difícil, mas melhor certamente virei a fazer no futuro.
Para terminar a manhã em beleza, estava um bolo feito pela Isa à nossa espera… esta mulher, entre outros, tem 2 dotes maravilhosos… correr e fazer bolos !!!

Para finalizar, hoje que escrevo isto, sei que fui para a prova fragilizado fisicamente com uma pneumonia, que não invalida nada do que fiz, e muito menos do que alcancei.
Também não é desculpa para a lentidão a nadar e muito menos para a falta de treino nas transições… só para a falta de ar, que possivelmente me levou a um ritmo um pouco mais lento.
Agora só me resta recuperar desta maldição, e retomar os treinos pois ainda há muito para fazer e alcançar, pois oficialmente…
 

SOU UM TRIATLETA

6 comentários: