quinta-feira, 6 de junho de 2013

1 e 2/06/2013 - FÁTIMA 2013
8ª Edição do Passatempo BT




Pelo 8º ano consecutivo, a Família do Passatempo BT, reuniu o seu grupo, e alguns amigos, e realizou a tradicional peregrinação a Fátima, sendo que este ano contou com um caminho novo no 1º dia, que ligou Odivelas à Golegã, e no 2º dia, a repetição dos caminhos já feitos nos 2 anos anteriores.
De ano para ano, o grupo tem vindo a aumentar o que requer por parte de todos um maior esforço organizativo, que na minha opinião, tem sido sempre 5 estrelas, pelo que dou os parabéns a todos.
Quanto à aventura em si, começou bem cedo, antes das 7h da manhã, pois o percurso deste ano prometia algumas dificuldades.
Logo nos primeiros kms, ocorreu um furo, que prontamente foi resolvido, e em termos de avarias nos ciclistas, é com agrado que posso dizer que esta foi a única do dia.

Num grupo tão numeroso, 35, era difícil acertar no andamento que agradasse a todos, pelo que o alongar do pelotão foi uma constante, o que acabava por custar tanto aos que iam na cauda, como aos que iam na frente...
Ao longo do caminho, chegaram más noticias aos nossos ouvidos... o carro de apoio avariou ??? tendo em conta que quase ninguém ia preparado para não ter abastecimento, isto ia-se tornando catastrófico... felizmente que aqui o Casal, não se importa de andar com comer às costas, e a nós, esta noticia não nos abalou.
Este incidente, felizmente foi resolvido com a substituição da carrinha por outra, pelo que só posso em nome do grupo agradecer ao Pedro Tomé pela ajuda que nos deu, e ao Sr. Zé Teixeira, por não baixar os braços e mesmo assim conseguiu juntar-se a nós no fim do dia...
Com isto tudo, ficou o Tó sobrecarregado no 2º carro de apoio, que também não se livrou de um furo na carrinha !!! definitivamente o Santo protector dos carros não estava com o pessoal.
Com metade da viagem feita, e na pausa para o almoço, muitos dos peregrinos já duvidavam da sua Fé e força para continuar, pelo que muitos reuniam-se a mostrar o que ainda tinham e qual o seu tamanho... deixando ao Tó a avaliação do tamanho da Fé que os movia !!!
Este acontecimento levava outros a perderem a cabeça e sem se perceber porquê, tiravam a roupa em perfeita loucura !!!
Tendo em conta que a união faz a força, este episódio foi rapidamente ultrapassado e rapidamente voltámos à estrada em direcção à Golegã com passagem por Santarém, local aonde nos cruzámos com um carro da Red Bull, que aos nos ver meio combalidos, logo nos ofereceram a bebida dos Deuses, que dá asas a qualquer um... o animo mudou... isso ninguém pode negar !!  
Num dia longo e cansativo, ao fim de 130 kms, lá chegámos à terra prometida, já perto da hora da janta.
No fim do repasto, uma surpresa... a oferta de 1 prenda a 2 benfiquistas presentes (sorteados...dizem ???)... 2 belos capacetes, que lembravam 2 melões !!! felizmente que o sorteio não presenteou o Miguel Pais, senão havia guerra na certa !!!
Após este dia, cansativo, o sono reparador fazia falta a todos... especialmente aos elementos que eram movidos a álcool ??? dizem os que viram, que a noite foi dura para alguns !!!
2º dia... e a vontade de chegar ao Santuário estava toda lá...
Com um caminho já conhecido por quase todos, à saída ainda conseguimos perder alguns elementos, mas nada de grave, pois rapidamente o problema foi resolvido.
Numa manhã que se apresentava quente, as subidas que iam surgindo pela frente iam aumentando a sede dos peregrinos, pelo que o abastecimento a meio do caminho foi deveras maravilhoso... e desta vez sem avarias.
Mais uma vez, os andamentos distintos eram notórios no grupo, o que custa sempre um pouco, especialmente pelo facto de os últimos terem sempre muito pouco tempo de descanso, o que nem sempre é correcto.
Mais uma vez, a chegada a Fátima, foi feita com os amigos e familiares à nossa espera, sendo que este ano, tínhamos o Tomás, neto do Marochas, pronto para nos liderar na sua bicicleta nos últimos metros... bonito sem dúvida.
No fim... o tradicional piquenique, no qual todos temos a hipótese de recuperar todas as calorias gastas ao longo do fim de semana e acima de tudo confraternizar um pouco com todos aqueles que formam esta Família.
Em forma de rescaldo, apesar das avarias nos carros, posso dizer que correu tudo bem e que estamos todos de parabéns, mas não posso deixar de dizer que no fundo, tenho saudades dos tempos em que íamos a Fátima e no primeiro dia, havia tempo para passear, jogar à bola, brincar, dançar e até cantar... e honestamente, era isto que me levava a desejar o ano seguinte... o passar um fim de semana em festa e não somente o andar de bicicleta que é o que temos agora, especialmente no 1º dia.
















Quem sabe um dia, não voltamos à versão original, e voltamos a reviver a festa que era !!!
A todos os presentes nesta 8ª edição, o Casal Maravilha agradece a todos pelos momentos passados...


Sem comentários:

Enviar um comentário