Noticias Ciclismo


Rui Costa vence 16.ª etapa da Volta a França





Mais um grande feito para Rui Costa. O português venceu esta terça-feira a 16.ª etapa da Volta a França, chegando isolado à meta instalada em Gap, após 168 quilómetros desde Vaison-la Romaine.

Depois de Joaquim Agostinho (1969, 1973 e 1979), Paulo Ferreira (1984), Acácio da Silva (1987, 1988 e 1989) e Sérgio Paulinho (em 2010, curiosamente também em Gap), mais uma vitória portuguesa no Tour, com o bis de Rui Costa, que já tinha vencido uma etapa em 2011.

O corredor da Movistar, 26 anos, chegou isolado à meta, após ter atacado na última subida do dia, no Col de Manse, a cerca de 18 quilómetros do final da etapa. O poveiro completou o percurso em 3.52,45 horas, média de 43,3 km/h. 

Só passados 42 segundos chegaram mais quatro corredores e o líder Chris Froome, por exemplo, só cortou a meta 11,08 minutos depois de Rui Costa, mantendo, porém, perfeitamente segura a camisola amarela. Já o português subiu ao 20.º lugar da geral.

Fonte: Jornal a Bola




O "Presente" está quase a
chegar a Portugal !!! 





Aos poucos, com esforço e dedicação, vamos lá!
Hoje, em Diário da República.

Resolução da Assembleia da República n.º 43/2013 Recomenda ao Governo a criação de condições para o transporte de bicicletas na CP — Comboios de Portugal, E. P. E. (CP, E. P. E.)

A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5
do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo
que assegure junto da CP, E. P. E.:

1 — A continuação dos esforços de alargamento do
transporte de bicicletas aos comboios Intercidades e, se
tecnicamente possível, também ao Alfa Pendular, tornando
esse transporte uma realidade nos próximos meses.

2 — A avaliação de estender essas facilidades ao transporte
ferroviário internacional.

3 — A criação de boas condições para o seu transporte
dentro das composições e no acesso aos cais de embarque.

4 — A possibilidade de garantir previamente o transporte
de bicicleta através da emissão de título próprio associado
ao bilhete do passageiro, ou por outro modo de efeito
idêntico, permitindo a programação individual confirmada
desse transporte, e a divulgação da prévia disponibilidade
de transporte existente para cada comboio.

Aprovada em 8 de março de 2013.
A Presidente da Assembleia da República, Maria da
Assunção A. Esteves.


Os Tugas lá fora...


Luís Leão Pinto, o maior especialista português em maratonas de BTT e que representa a equipa espanhola Bicis Esteve, venceu este domingo a prova inaugural da Copa da Catalunha/Scott Cup Marathons, a Maratón del Anbaso. A prova foi disputada na localidade de Aguilar de Segarra, a cerca de 90 quilómetros de Barcelona.

Ainda em início de época e a preparar outros objetivos mais importantes e situados mais adiante na temporada, o ciclista natural de Viana do Castelo e que atualmente – por motivos profissionais e desportivos – reside na Catalunha, foi o mais rápido nos 56 km com 2000 metros de desnível positivo que compunham o percurso, caracterizado por um constante sobe e desce.

Através do Facebook, Leão Pinto fez questão de deixar a foto reproduzida abaixo e uma dedicatória especial: “A todos aqueles que estão comigo nas hioras boas e más! Penso que estou a conseguir ultrapassar este mau momento de saúde e com o vosso apoio tudo se torna mais fácil”. O bêtêtista agradeceu ainda o apoio da sua equipa, a Esteve-Torpado, bem como aos patrocinadores.

Noticia retirada do facebook...

 

A  Novela Continua...



O norte-americano Lance Armstrong garante que não vai colaborar com qualquer investigação levada a cabo pela Agência norte-americana antidopagem (USADA) no que diz respeito ao doping no ciclismo. 

Ainda assim, o corredor que recentemente admitiu ter recorrido ao uso de substâncias proibidas está disponível para colaborar a nível internacional.

«Lance está disposto a colaborar totalmente e foi muito claro: ele será o primeiro a atravessar a porta e a responder a todas as questões num tribunal internacional formado para o ciclismo profissional, que é uma modalidade quase exclusivamente europeia. Enquanto tal não acontecer, por diversos motivos, Lance não participará nos esforços da USADA para, seletivamente, conduzir a processos que só demonizam indivíduos selecionados e que não atingem 95 por cento de uma modalidade sobre a qual a USADA não tem jurisdição», pode ler-se num comunicado divulgado pelo advogado do antigo corredor.

Noticia retirada do site do Jornal "A Bola"...

Casal que estava a dar a volta ao mundo em bicicleta morre na Tailândia

Infelizmente uma aventura bem intencionada acabou mal por conta do trânsito. O casal Peter Root e Mary Thompson, morreram em um acidente em Bancoc.

Ambos eram ingleses, tinham 34 anos e publicavam um relato sobre a sua fantástica aventura, que começou em julho de 2011 e já tinha percorrido 25 mil quilômetros, em um blog na internet onde a última publicação foi feita há sete dias e mostrava imagens da passagem do casal pelo Camboja em janeiro.



Thompson e Root morreram ao colidir frontalmente com uma picape em Chachoengsao, aos arredores de Bancoc, de acordo com a imprensa local.

Ciclistas fizeram homenagens no site deles e no Twitter, escrevendo palavras carinhosas sobre os dois: ”Se você alguma vez teve a chance de encontrar pelo caminho essas duas pessoas adoráveis, você deve ter sido arrebatado pela generosidade, entusiasmo e jeito de tocar banjo de Peter e ter sido tocado pela natureza gentil, senso de humor e lindo sorriso de Mary”, escreveu o também ciclista Chris Roach.

Uma tristeza ver o trânsito tirando a vida de duas pessoas que estavam vivendo um momento tão bacana e diferente de suas vidas….

Volta ao Algarve em Bicicleta


O alemão da equipa Quickstep, Tony Martin, sagrou-se vencedor da edição de 2013 da Volta ao Algarve, repetindo o triunfo de 2011.

Martin venceu a última etapa, um contrarrelógio de 34,8 quilómetros entre Castro Marim e Tavira. O alemão fez o tempo canhão de 45.09 minutos, deixando o segundo classificado da etapa, o companheiro de equipa Michal Kwiatkowski, a 1.07 minutos. Os portugueses Tiago Machado e Rui Costa fizeram exatamente o mesmo tempo no crono, tendo ficado ambos a 1.47 minutos de Martin.

Na geral individual, Martin ganhou com 58 segundos de avanço sobre Kwiatkowski. No último lugar do pódio ficou o holandês Lieuwe Westra, da Vacansoleil, a 59 segundos. O melhor português da 39.ª Volta ao Algarve foi Rui Costa (5.º classificado, a 1.26 minutos).


Classificação geral final:

1. Tony Martin, Ale (Omega Pharma-Quick Step), 15:36.26 horas
2. Michal Kwiatkowski, Pol (Omega Pharma-Quick Step), a 58 segundos
3. Lieuwe Westra, Hol (Vacansoleil-DCM), a 59
4. Denis Menchov, Rus (Katusha), a 01.21 minutos
5. Rui Costa, Por (Movistar), a 01.26
6. Tiago Machado, Por (RadioShack), a 01.30

7. Jesse Sergente, Nzl (RadioShack), a 01.40
8. Nicolas Castroviejo, Esp (Movistar), a 01.45
9. Andreas Klöden, Ale (RadioShack), a 01.53
10. Rigoberto Urán, Col (Sky), a 02.31


Noticia retirada do site do Jornal "A Bola"...


Frank Schleck suspenso por um ano devido a doping


O ciclista luxemburguês Frank Schleck, 32 anos, foi suspenso por um ano pela Agência Luxemburguesa de Antidopagem, por ter sido apanhado num controlo anti-doping positivo, acusando a presença do diurético Xipamide durante a Volta a França-2012.
A sanção de Frank Schleck é suscetível de recurso e teve início a 14 de julho de 2012, detalhou o presidente da ALAD, Robert Schuller.
A União Ciclista Internacional anunciou a 17 de julho, segundo dia de descanso do Tour, o «resultado analítico adverso» num controlo realizado três dias antes, na 13.ª etapa, em que Frank Schleck terminou em 40.º lugar, com o mesmo tempo do vencedor, o alemão Andre Greipel.
A análise de urina realizada no laboratório de Châtenay-Malabry revelou a presença do diurético Xipamide, que está contemplada na lista das designadas «substâncias especificadas» e pode valer um castigo entre a advertência e dois anos de suspensão. Os diuréticos não potenciam o rendimento dos atletas, mas servem como mascarante de substãncias proibidas.

Frank Schleck sempre negou ter-se dopado.

Noticia retirada do site do Jornal "A Bola"...

Rui Costa e Tiago Machado confirmados na Algarvia


Rui Costa (Movistar) e Tiago Machado (RadioShack-Leopard), os dois portugueses melhor classificados no Ranking WorldTour, 10.º e 57.º, respetivamente, serão os corredores nacionais em destaque na 39.ª edição da Volta ao Algarve, que vai decorrer entre os dias 14 e 17 do próximo mês de fevereiro.
Além dos dois corredores que integram o top-100 mundial, a organização confirmou ainda a presença de mais seis portugueses que representam equipas estrangeiras do primeiro plano mundial, entre eles, Ricardo Mestre, vencedor da Volta a Portugal de 2011, que este ano estará ao serviço da Euskaltel-Euskadi.
Sérgio Paulinho e Bruno Pires, da Saxo-Tinkoff, Manuel Cardoso e André Cardoso, da Caja Rural, e Nélson Oliveira, da RadioShack-Leopard, são igualmente presenças garantidas na Algarvia.
«É um privilégio para a prova conseguir reunir os melhores ciclistas portugueses da atualidade. A Volta ao Algarve é um acontecimento pelas estrelas internacionais que consegue cativar, ano após ano, mas é também um dos raros momentos em que os portugueses podem ver os melhores corredores lusos a competirem em território nacional», disse Cândido Barbosa, diretor desportivo da prova.
No que diz respeito a nomes estrangeiros, estão pré-inscritos corredores como Tony Martin, Mark Cavendish e Sylvain Chavanel (Omega Pharma-QuickStep), Thomas de Gendt e Lieuww Westra (Vacansoleil-DCM), Denis Menchov e Alexandr Klobnev (Katusha), Andreas Klöden (RadioShack-Leopard), Darwin Atapuma (Colombia), Steven Kruijswijk e Theo Bos (Blanco).

Noticia retirada do site do Jornal "A Bola"...