domingo, 14 de julho de 2013

14/07/2013 - Treino em Memória 
de Francisco Lázaro...


Com a agenda desportiva cada vez mais difícil de satisfazer todos os convites e oportunidades que aparecem pela frente, hoje o dia ficou reservado para a corrida...
À semelhança da bicicleta, correr é muito mais divertido em grupo... e quando digo grupo, subentende-se mais do que nós os 2.
A Carla, sendo mais ligada à blogosfera do que eu, falou-me na hipótese de nos juntarmos a outros corredores que iriam sair de Benfica, para um treino ligeiro com 10 Kms... a distancia ideal.
Eu, apesar de mais comedido, especialmente quando não conheço alguém, gostei da ideia, pois apesar de tudo, adoro conhecer outros pontos de vista, métodos de treino, ouvir experiências passadas e acima de tudo fomentar novas amizades.
Saímos de casa ainda indecisos, sobre o local de treino, mas a meio do caminho, resolvemos ir... decisão certa, sem dúvida.
Juntámo-nos ao João Lima, ao Vitor e à Isa, para um treino que tinha além do seu propósito normal, um percurso em memória de Francisco Lázaro.
Em poucas palavras... Francisco Lázaro, foi um dos primeiros atletas portugueses a integrar uma comitiva olímpica e porta bandeira na cerimónia inaugural dos jogos.
Francisco, um dos candidatos à vitória na Maratona, por pura estupidez (julgo que posso dizer assim) resolveu besuntar-se com sebo no corpo antes da prova, apesar dos seus colegas lhe dizerem o contrário... resultado, teve de ser socorrido durante a prova, vindo a morrer no dia seguinte no hospital, segundo a autópsia devido a desidratação extrema, fruto do sebo que lhe privou os poros da pele de respirarem convenientemente ao longo da prova, debaixo de um calor intenso.
Dadas as dificuldades financeiras da era, 1912, para concluir, o Comité Olímpico ainda teve dificuldades em transladar o corpo para Portugal, coisa que só aconteceu vários meses após a sua morte.
História para trás... partimos de Benfica, junto ao Estádio do Fófó, em direcção à Estação de Benfica, rumando depois até Sete Rios e voltámos pela ciclovia da radial de Benfica, passando pelo Pina Manique.
10 Kms, feitos na maior das tranquilidades, até porque o João e a Isa tinham participado ontem numa prova ao fim da tarde.
Estes atletas, que agora conhecemos, estão em preparação para nada mais, nada menos, do que uma maratona... e se nos deixarem, apesar de não estar a pensar participar na mesma, irei acompanhá-los em alguns dos treinos, até porque durante o próximo mês terei folga da natação e terei que ocupar os dias com alguma coisa.
Definitivamente, é bom para nós os dois, convivermos com pessoas que acabam por ter exactamente o mesmo objectivo que nós... participar e se possível terminar !!!

Até breve meus amigos...

2 comentários:

  1. Foi um prazer, caros amigos, até à próxima!

    ResponderEliminar
  2. Foi um belo treino.
    Obrigada pela companhia :)
    E quando quiserem juntar-se a nós é só dizerem.
    No domingo vamos fazer um treino de 27 km. Se quiserem apareçam =)
    Depois eu digo no meu blogue as horas e local da partida.
    Beijinhos e boas pedaladas e corridas!

    ResponderEliminar